Vinícius Chaves de Araújo, atual defensor público-geral, continuará no cargo por mais dois anos. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (16) e 95% dos defensores e defensoras públicas votaram pela reeleição do candidato. “Acredito que posso contribuir ainda mais para o desenvolvimento da instituição. Meu compromisso para o próximo biênio é solidificar a Defensoria Pública como pilar do acesso à justiça no Estado do Espírito Santo”, afirma o defensor público-geral reeleito.
Entre os anos 2025 e 2027, Vinicius Chaves vai inaugurar uma nova estrutura para abrigar a unidade de atendimento da Serra; ampliar e melhorar a instalações físicas de diversos núcleos de atendimento; ampliar o quadro de apoio técnico administrativo, com implantação de equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social e arquiteto; otimizar o fluxo de atendimento ao cidadão; entre outras ações.
Vinícius Chaves é formado em Direito, pela Universidade Federal do Espírito Santo, e graduando em Psicologia, na mesma Instituição. Defensor público há 17 anos, titular da 3ª Defensoria Cível de Vitória. Ocupou diversos cargos na administração superior, entre os quais o de subdefensor público-geral (2012 e 2015, 2019 e 2022), de corregedor-geral no biênio 2020/2022, e defensor público-geral de 2023 a 2025.
Também foi coordenador da unidade de atendimento de Serra em 2010 e coordenador Cível em 2011. Atuou em Aracruz, Serra, Vitória e por acumulação em Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Linhares.