O Vereador Professor Wellinghton (Elinho) esteve na Sede da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, nesta sexta-feira (15), para receber orientações sobre a promoção de uma audiência pública para a construção de nova unidade do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), em Cariacica.
A audiência acontecerá no próximo dia 28, na Câmara Municipal de Cariacica, e contará com total apoio da Defensoria Pública.
“Sou professor e estou vereador. Quero construir algo para deixar de modelo. Não é para me reeleger, sou contra reeleição. Minha vinda aqui é para socializar o que está acontecendo e ouvir o que a Defensoria Pública sugere para termos uma audiência de sucesso como as promovidas por Ela”, declara.
Os Defensores que forneceram as informações foram o coordenador de Infância e Juventude, Hugo Matias e o defensor integrante do Núcleo da Infância, Paulo Antônio. “Temos interesse em difundir mais a Audiência Pública, como instrumento de participação administrativa aberta aos munícipes de Cariacica.”, ressalta o Defensor Público que é um dos responsáveis pelo andamento do procedimento administrativo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2011 (3.088), municípios com mais de 150 mil habitantes devem ter pelo menos uma unidade do CAPSi e segundo o Plano Estadual de Política de Saúde Mental (2010-2013) é estimado o funcionamento de um centro na cidade.
Há mais de um ano a Defensoria luta pela instalação do centro, através do Núcleo Especializado da Infância e da Juventude, sob o Procedimento Preparatório nº P9956353/2016, porém ainda não teve nenhum posicionamento concreto da Prefeitura.
Saiba mais sobre audiência anterior promovida pela Defensoria Pública:
http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/2017/08/18/em-audiencia-publica-sobre-capsi-dpes-e-populacao-de-cariacica-expoem-precariedade-do-atendimento-psicossocial-a-criancas-e-adolescentes/
Por Raquel de Pinho