No último dia 19, a defensora pública Sattva Batista Goltara, debateu com jovens advogados sobre a defesa no plenário do júri. Participaram do encontro dez jovens advogados, alguns deles ex-estagiários da Defensoria, selecionados no 2º Programa de Experiência Profissional do escritório Peter Filho, Sodré & Rebouças Advogados. O projeto é gratuito e auxilia jovens advogados com interesse na área criminal nos primeiros passos da profissão.
Na ocasião, Sattva abordou diferentes aspectos da atuação do defensor perante a sessão de julgamento, com dicas práticas para quem vai começar e estratégias para aprimoramento da defesa: preparação; postura; tratamento às partes; intervenções; argumentos específicos; credibilidade do defensor, entre outros.
Apesar de nunca terem atuado em julgamentos perante o Tribunal do Júri, os advogados demonstraram interesse de iniciar em breve a atuação na área. Destacaram o papel da Defensoria Pública na defesa criminal de grande parcela da população e a necessidade de fortalecimento institucional para uma defesa cada vez mais eficaz.
A defensora já atuou no julgamento de crimes dolosos contra a vida em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória por mais de 3 anos. É titular da 1ª Defensoria Criminal do Júri de Vitória, integrou o Núcleo de Presos Provisórios e foi Coordenadora de Direito Penal da Defensoria. Atualmente, é assessora de Gabinete do Defensor Público-Geral.