A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo deu posse a mais três defensores na última quinta-feira, 1º de novembro, durante cerimônia no Auditório Araceli Cabrera Crespo, localizado no Núcleo de Vila Velha da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES). Stephanie Gurian de Lira, Jhoane Ferreira Fernandes Brasileiro e André Monjardim Valls Piccin foram empossados oficialmente como Defensores Públicos durante a solenidade.
A Defensora Sandra Mara iniciou a Cerimônia de Posse parabenizando os novos Defensores que irão atuar na DPES. Durante o discurso apresentando, Sandra reforçou a importância da instituição na defesa e na luta pelos direitos de grupos marginalizados e vulneráveis da sociedade.
“A busca pela Defensoria Pública ocorre quando todas as portas se apresentam fechadas para aqueles que mais necessitam e sofrem diante da escassez de recursos ou diante da vulnerabilidade social. A instituição representa, muitas vezes, a última esperança de sanar eventual injustiça. E é ciente desta responsabilidade que executamos nossas tarefas”, discursou a Defensora Pública-Geral.
Membros do Conselho Superior da DPES parabenizaram e deram as boas-vindas aos defensores nomeados. A Defensora Maria Gabriela Agapito comentou sobre os desafios e as conquistas encontrados no exercício da profissão de Defensor Público. “A Defensoria Pública é uma carreira apaixonante e empolgante. Com o tempo, passamos a nos reconhecer como verdadeiros transformadores sociais”, explicou.
Os Defensores Stephanie Gurian de Lira, Jhoane Ferreira Fernandes Brasileiro e André Monjardim Valls Piccin compartilharam um pouco de suas jornadas e de suas expectativas futuras como Defensores.
A Defensora empossada Stephanie Gurian apresentou um discurso valorizando o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos e das minorias sociais. Em seu discurso Stephanie fez referência também aos obstáculos e desafios encontrados para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde todos possam ter acesso a direitos e a justiça. “A Defensoria Pública enxerga e defende o ser humano. Aqui aquele que mais precisa tem voz, tem representação. A Defensoria Pública é essencial porque cada um de nós é essencial”, afirmou Stephanie.
A nova Defensora Jhoane Ferreira agradeceu a família, aos amigos e reforçou a importância da Defensoria na luta por direitos humanos. Em sua fala, contou sobre a experiência como estagiária e servidora na Defensoria Pública do Rio de Janeiro, o seu Estado de origem, e da importância do trabalho na instituição para a construção de sua vocação. “Durante minha vida aprendi a ter empatia e a compreender as dores dos menos favorecidos. Todos os caminhos que eu percorri na minha vida foram para chegar até aqui. Eu tenho certeza que a Defensoria Pública é o meu lugar”, declarou.
André Monjardim, um dos três Defensores empossados falou sobre sua jornada e das dificuldades encontradas para tornar-se um Defensor Público. Saudou os colegas de profissão e agradeceu a Deus e a família pela conquista e realização de um sonho. “Recebo o cargo com humildade e ciência da enorme responsabilidade e desafios presentes, convicto de que não me faltarão coragem e disposição para enfrentá-los, honrando os quadros da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo”, finalizou.
Por Nina Wyatt
Confira as fotos do evento: