A promoção de Direitos Humanos por meio do combate à Tortura é uma das frentes de atuação da Defensoria Pública Estadual, instituição que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação da Tortura – CEPET/ES.
Para debater esse enfrentamento, a Defensoria e o Comitê realizam neste mês o Seminário “Tortura: Impactos e estratégias de enfrentamento”, que ocorrerá na Universidade Federal do Espírito Santo, no auditório Manoel Vereza, dia 29 de junho, das 13h30 às 18 horas.
O Seminário será formado por duas mesas. A primeira traz o tema “Contemplando Dimensões da Tortura”, com o Professor da UFES Paulo Velten, a psicóloga Paula Jenaina e o Coordenador do Comitê Estadual de Erradicação de Tortura, Gilmar Ferreira.
A segunda mesa tratará da “Estratégia de Enfrentamento à Tortura”, e será composta pela Coordenadora Geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Lurdinha Nunes, pelo Defensor Público Pedro Temer e pelo Coordenador Estadual de Direitos Humanos, Julio César Pompeu.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail seminario.cepet.es@gmail.com
Defensoria contra a violência
O combate à violência institucional também é realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos através de articulações com o Poder Público e com a Sociedade Civil, permitindo a alteração da estrutura das instituições e conscientização das pessoas quanto a importância desse tema.
A Defensoria Pública já trabalha para a formação de uma agenda própria de combate a tortura através de reuniões periódicas entre os Núcleos Especializados de Direitos Humanos, Infância e Juventude, Execução Penal e Presos Provisórios.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381