Treze aprovados no IV Concurso Público da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (23), em Sessão Extraordinária do Conselho Superior, no Auditório Araceli Cabrera Crespo, no Núcleo de Atendimento de Vila Velha.
Participaram da solenidade a Defensora Pública-Geral, Sandra Mara Vianna Fraga, o Subdefensor Público-Geral, Fábio Bittencourt, a Corregedora Geral, Lívia Bittencourt, membros do Conselho Superior, Defensores Públicos, representantes da sociedade civil e convidados dos treze empossados.
A Defensora Pública-Geral, Sandra Mara Vianna Fraga, expressou sua satisfação com o ingresso dos novos colegas. “Renova a luta diária pela promoção de direitos humanos e pela concretização dos ideais da justiça e da inclusão social. É fruto de uma gestão organizada e consciente, comprometida com a população vulnerável, que procura a Defensoria Pública em busca da materialização dos seus direitos”, declarou.
As novas empossadas Samantha Negris de Souza e Renata Rodrigues de Pádua chamaram atenção para a necessidade da efetivação dos direitos daqueles despidos do poder de fala e de participação na sociedade.
A Corregedora Geral, Lívia Bittencourt, deixou sua mensagem aos novos Defensores. “Não basta propor uma ação! É preciso propor uma ação com a força e a celeridade para mudar as vidas das pessoas para melhor! Venham com essa postura! O acesso do carente, do pobre, do doente, do enfermo, é a nossa bandeira! Eles precisam se sentir acolhidos”, pontua.
O Subdefensor Público-Geral, Fábio Bittencourt, lembrou que a Defensoria Pública é um órgão que clama por justiça e pretende fazer justiça. “A gente fala de violência doméstica, de sistema penitenciário, de consumidor, de saúde pública de qualidade, a gente fala de várias políticas públicas que são ‘cantadas em verso e prosa’ pela base política, mas são exatamente batalhadas dentro da Defensoria Pública”.
Para finalizar, a Defensora Pública-Geral enfatizou que é preciso que a população espírito-santense veja, nos Defensores Públicos, agentes de transformação social. “Precisamos ter um olhar atento para identificar as demandas dentro de nossas atribuições. Pensar em soluções coletivas, fomentar educação, direito e construir redes para a organização da sociedade civil, parceira fundamental na realização de nossos ideais”.
Em solenidade de boas-vindas, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, recebeu os 13 novos Defensores Públicos no Palácio Anchieta, na tarde da última quinta-feira (22). O governador parabenizou os empossados e ressaltou a importância da Defensoria Pública na proteção dos direitos dos cidadãos.
Confira os nomes dos 13 empossados:
- SAMANTHA NEGRIS DE SOUZA
- FERNANDA PRUGNER
- RENATA RODRIGUES DE PADUA
- JOSÉ FRANCLIN ANDRADE DE SOUZA
- NÁIRA RAVENA ANDRADE ARAUJO
- MAURICIO DE ANDRADE TRAVASSOS NETO
- MARIA PILAR PRAZERES DE ALMEIDA
- JANAINA GABRIELA CAETANO DE SOUZA PEREIRA
- MARIANA FARIAS DUTRA PORTES
- FLAVIA AGNOLETTO FREITAS
- ANA CAROLINA SAN MARTIN ARAUJO
- RAFAEL VIANNA MURY
- JAMARA SALDANHA DE SANTANA
Confira as Fotos da Cerimônia no Auditório Araceli Cabrera Crespo, em Vila Velha: AQUI
Por Raquel de Pinho