A população do interior do estado começa a sentir os benefícios dos avanços tecnológicos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES). O Núcleo de Atendimento de Cachoeiro de Itapemirim concluiu a implantação do sistema informatizado de atendimento, Solar, com sucesso. A Defensora Pública Geral, Sandra Mara Vianna Fraga e o Subdefensor Público-Geral, Fabio Bittencourt, estiveram no núcleo para conferir os resultados, na última quarta-feira (20).
“Estamos entregando mais uma etapa do Projeto Moderniza. A expectativa é de que até o final do ano todos os atendimentos no Estado sejam feitos por meio do sistema Solar”, declara a Defensora Pública-Geral.
O Subdefensor Público-Geral explica que o projeto Moderniza, do qual o sistema Solar faz parte, é um dos grandes desafios da Defensoria Pública. “A partir de agora, além de contar com um Núcleo de Atendimento acolhedor, a Defensoria de Cachoeiro de Itapemirim passa a ofertar à população melhor controle sobre suas demandas e agilidade nos atendimentos”, conclui Bittencourt.
Segundo o diretor administrativo do Núcleo de atendimento de Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Danorato Cruz, o novo sistema será um grande salto de qualidade no atendimento. “Possibilitará um maior intercâmbio de informações entre os núcleos, sendo elas mais rápidas e profissionais, de forma a despertar a credibilidade do assistido, desde o primeiro contato com a DPES, até um outro momento que precisar no futuro”, completa o Defensor Público.
A primeira Defensora Pública a utilizar o Solar em Cachoeiro de Itapemirim, Emiliana Carolina Monteiro, considera o novo sistema imprescindível para a Defensoria. “É de suma importância para a melhoria dos atendimentos. No início deu um trabalhinho para aprender, mas agora estamos vendo a diferença no arquivamento das informações. Um grande passo para o desenvolvimento da instituição”, ressalta.
A Defensora Pública Juliana Cardoso achou muito eficiente o sistema. “O Solar já tem um histórico muito prático, evita a duplicidade e dá credibilidade ao assistido. Ele já chega conhecido no núcleo”, relata.
O Coordenador Civil e responsável pela implantação do novo sistema da DPES, Giuliano Monjardim Valls Piccin, “Quando todos tiverem a consciência da eficiência do Solar para a instituição e estiverem utilizando a nova ferramenta em sua totalidade, certamente estarão contemplados com um serviço moderno, organizado e célere”, ressalta do Defensor Público.
Além disso com sistema é possível saber o número de agendamentos feitos em cada núcleo, bem como por quais Defensores eles serão atendidos. “Teremos um melhor e mais preciso controle dos atendimentos, facilitando o manejo de demandas e necessidades de cada município”, explica Piccin.
Por Raquel de Pinho