A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo realizou ontem (12) e hoje (13) um ciclo de palestras sobre igualdade de gênero e direitos da mulher. A ação faz parte do projeto “Defensoria Para Elas”, que fomenta os direitos da mulher e a busca pela igualdade de gênero, por meio do atendimento jurídico, da promoção humana e da educação em direitos.
Durante as palestras, as servidoras, tanto da Defensoria Pública, quanto da Prefeitura de Vila Velha, participaram de dinâmicas de grupo, pesquisas de opinião e também receberam orientações sobre saúde, direitos e deveres da mulher. O clima foi de produtividade, segundo Tânia Mara Narciso, servidora da Defensoria.
“A palestra foi muito produtiva e aprendi muita coisa que gente humilde não costuma saber. Senti que tenho coisas boas para realizar que antes eu não tinha forças. Agora sei que posso crescer”, disse Tânia.
De acordo, Geana Cruz, uma das defensoras responsáveis pelas palestras, esta é uma ação de conscientização e educação em direitos. “A Defensoria pretende conscientizar a mulher, demonstrando que ela possui diversos instrumentos de defesa de seus direitos e que precisa conhecer cada um deles para ser a protagonista da sua própria emancipação”, afirmou.
Temas
As palestras abordaram o papel da mulher na atualidade, a igualdade de gênero e os direitos da mulher, ministradas pelos defensores públicos do Núcleo de Educação em Direitos, Geana Cruz e Pedro Paulo Coelho, e também pela psicóloga Maria do Socorro Lira Marques.
“Fui esclarecida tanto sobre os meus direitos, como os do meu irmão, que é aposentado por invalidez e de quem sou curadora. A Defensoria ampliou o meu conhecimento e fortaleceu a crença de que é uma Instituição atuante e eficaz para a sociedade”, contou a pedagoga Marise da Penha Soares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381