Na hora de buscar orientação jurídica na Defensoria Pública Estadual, você ainda tem dúvidas de qual canal acessar? Neste passo a passo do atendimento vamos te ajudar a acionar o canal ideal para sua demanda. Desde 2019, a Instituição vem diversificando seu atendimento, oferecendo ao cidadão mais de uma modalidade de contato. Naquele ano foi criada a Defensoria 4.0, que é o atendimento virtual pelo Agendamento Virtual no site.
Desde então o serviço cresceu, passou por melhorias e está difundido em todo Espírito Santo, seja pelo Agendamento Virtual ou presencial. Outro ponto da diversificação do atendimento foi a abertura das unidades de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória aos sábados, de 8 ao meio dia. Com isso, o cidadão que tem alguma dificuldade com o virtual tem mais opções na modalidade presencial, além daquela já disponível nos dias úteis, de 8 às 17 horas.
O atendimento da Defensoria Pública funciona da seguinte forma:
- Com seus documentos pessoais e da ação da qual precisa de ajuda, o cidadão acessa o site da Defensoria Pública, www.defensoria.es.def.br;
- Em seguida, acesse a relação de documentos, faz a busca pela ação que corresponde a sua;
- Com documentos pessoais e da ação em mãos, o cidadão faz a opção de por onde quer fazer o agendamento, virtual ou presencial;
- No Agendamento Virtual, faça seu cadastro, siga os passos indicados até que seja gerado um número de protocolo;
- Se preferir o agendamento presencial, basta acessar os endereços no site e ir à unidade.
Dúvidas Frequentes
Preciso agendar para ser atendido?
O agendamento é fundamental para organizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Por essa razão, é sim preciso agendar sua orientação jurídica com um defensor público.
Qual a diferença entre o agendamento virtual e o presencial?
A diferença entre o agendamento virtual e presencial é o tempo de espera. No formato virtual, após o cadastro e envio dos documentos, você aguarda o retorno com a informação do dia e hora do seu atendimento. No modo presencial, o tempo de espera é bem maior, pois a prioridade é de quem já está agendado, além daquelas estabelecidas por lei.
Se eu não possuir um ou mais documentos, o que faço?
Se o seu atendimento está agendado, compareça mesmo assim. Leve a documentação que possui em mãos e não perca sua orientação jurídica.
Fiz o Agendamento Virtual, tenho o protocolo, mas ainda não marcaram meu atendimento, o que faço?
O retorno pelo Agendamento Virtual é de cinco dias úteis. Se o seu caso ultrapassou esse tempo, faça um registro da ocorrência no Canal do Cidadão.