A Defensoria Pública do Espírito Santo recebeu nesta quinta-feira (26) os certificados do Prêmio Inoves 2022, realizado pelo Governo do Estado. A entrega foi realizada no auditório Vladimir Herzog, no Centro de Vitória. Os defensores públicos e servidores premiados nas categorias Ideia e Projeto de Resultados poderão participar de laboratórios de inovação e dos projetos de aceleração promovidos dentro do circuito da premiação.
De acordo com o subdefensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, a Defensoria Pública tem investido em novas ideias, no uso da tecnologia para facilitar o acesso aos serviços, aproximando-se cada vez mais do cidadão. “Vamos replicar essas práticas e trabalhar em conjunto com os demais parceiros da Instituição para, no futuro, enfrentarmos outros desafios com medidas inovadoras”.
O Coordenador de Atendimento da Grande Vitória, Vitor Ramalho, vencedor do prêmio na categoria Ideia, acredita que a empatia é o caminho para novas e boas ideias. “Idealizamos um projeto que usa a inteligência artificial para filtrar e fazer a triagem dos documentos dos assistidos, acelerando um processo que atualmente é manual. Temos muito orgulho desse prêmio, porque nosso projeto é algo que precisa ser implementado na Defensoria e todo apoio que vamos ter, a partir de agora, é de extrema importância para a Instituição”.
Para Maria Gabriela Agapito, Coordenadora Cível, a premiação ajuda a desmistificar a ideia de que a gestão pública tem ideias antiquadas. “ O prêmio incentiva a inovação no serviço público e, no nosso projeto, pensamos em reduzir a dificuldade que as mulheres tiveram, durante a pandemia, para acessar os serviços de denúncia de violência e garantirem seus direitos. Foi uma ideia simples, mas que permitiu diminuir o sofrimento dessas mulheres que estavam isoladas. O formulário é online, fica disponível 24 horas e pode ser acessado em qualquer lugar do Estado”.
O subsecretário de Inovação na Gestão, Marcelo Vivacaqua, destacou a importância da gestão para a inovação, especialmente no caso da Defensoria Pública que lida com uma prestação de serviço tão delicada, que é o acesso à justiça. “O trabalho da Instituição pode se destacar ainda mais com projetos inovadores, a exemplo dos vencedores deste ano”.
Projetos vencedores
O projeto Defensoria Pública e uso de I.A. na classificação e inclusão de documentos no sistema de atendimento foi idealizado pelos defensores públicos Vitor Valdir Ramalho Soares e Sattva Batista Goltara, e pelo servidor Rafael Ricardo Hanges Cruz Santana. A iniciativa utiliza inteligência artificial para ler e identificar os diferentes tipos de documentos utilizados no atendimento inicial ao cidadão. Com a tecnologia, os documentos são classificados e anexados, de forma automática ao sistema. Atualmente, esse processo é feito manualmente. Com o uso da inteligência artificial, os erros serão minimizados, agilizando o atendimento ao cidadão.
O projeto Requerimento de medidas protetivas online na Defensoria Pública do Espírito Santo, idealizado pelas defensoras públicas Maria Gabriela Agapito e Fernanda Prugner, foi iniciado durante a pandemia da Covid-19, em 2020, com a criação do Canal de Solicitação de Medidas Protetivas Online, disponível em www.defensoria.es.def.br. Por meio do preenchimento de um formulário, as mulheres vítimas de violência buscam atendimento de forma silenciosa, a qualquer hora e de onde estiverem, para solicitar o ajuizamento da medida protetiva de urgência (MPU), sem a necessidade do boletim de ocorrência.