Teve início neste mês de setembro o Projeto Módulos de Cidadania, desenvolvido pelo Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo.
Voltado aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto ou em semiliberdade, a ação tem o propósito de oferecer alternativas educacionais para a conscientização desses jovens acerca de seus direitos constitucionais e seu papel na sociedade, através de palestras, debates e atividades lúdicas.
O ponta pé inicial do projeto aconteceu dia 1º de setembro, nas duas casas de semiliberdade do estado, que são a Casa Marista de Semiliberdade, Vila Velha, e a Casa de Semiliberdade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, o Iases, em Serra.
“A ideia é expandirmos não somente para as casas de semiliberdade, mas também para os locais em que os adolescentes da Grande Vitória cumprem medida em meio aberto. Além disto pretendemos firmar um termo de cooperação com o Iases para que o projeto conste no relatório interdisciplinar do reeducando”, afirma a Defensora Pública Gabriela Larrosa de Oliveira, integrante do Núcleo da Infância e Juventude.
Metodologia
O projeto Módulos de Cidadania é desenvolvido através da apresentação de quatro palestras semanais e uma visita guiada à Defensoria Pública. As palestras acontecem nos próprios locais de cumprimento das medidas socioeducativas.
Após as quatro semanas, os adolescentes que concluírem o projeto serão convidados a visitar o Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública, e a sede administrativa da Defensoria Pública, no Centro Histórico de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381