Representantes da ONG Justiça Global estiveram no Espírito Santo para realizar uma série de inspeções nas unidades que compõem o sistema socioeducativo capixaba.
Os Núcleos Especializados de Direitos Humanos e da Infância e Juventude da Defensoria Pública acompanharam os trabalhos, que também contaram com a participação de membros do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CDDH).
A primeira visita foi à Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha. Em seguida foram inspecionadas as unidades do complexo socioeducativo de Cariacica.
Lá o grupo visitou a Unidade de Atendimento Socioeducativo (Unis) e as Unidades de Internação Provisória I e II (Unip´s).
As atividades da Justiça Global no Estado têm especial importância diante do fato do Brasil ainda estar sob o pálio de medidas cautelares emitidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em virtude de violações desses direitos na socioeducação capixaba.
A ONG e o CDDH também são peticionários na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), e periodicamente apresentam relatórios informando sobre as medidas provisórias impostas contra o Brasil.
Vale lembrar que a Defensoria Pública possui um agenda bimestral de inspeções nas Unidades Socioeducativas do Espírito Santo, o que somente foi possível após a recente reestruturação institucional da DPES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381