Na última segunda-feira (12), o Núcleo de Educação em Direitos (Nudedi), da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) retomou o projeto “Defensores Públicos na Escola”, e terá como objetivo, desenvolver o tema: Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O trabalho será direcionado para adolescentes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
Na ocasião, a primeira escola a receber o programa foi a UMEF Irmã Feliciana, localizada no bairro Ilha dos Aires, em Vila Velha. Durante o encontro, 155 adolescentes foram contemplados com a palestra da Defensora e coordenadora do núcleo, Geana Cruz de Assis. Os estudantes tiveram a oportunidade de identificar situações abusivas, qual procedimento correto a tomar quando precisarem ou suspeitarem da ocorrência de violência, principalmente, quanto às violações dos direitos sexuais.
A Defensora falou também sobre a atuação da DPES e sua importância para a sociedade capixaba, além de noções gerais sobre os direitos fundamentais da pessoa, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Esperamos colher bons frutos deste projeto, através da difusão dos direitos para que sejam, desde já, agentes sociais transformadores”, afirmou Geana.
Seleção de Escolas Municipais
Para o ano de 2017 as escolas selecionadas foram: Umef Irmã Feliciana, Umef Marina Barcelos, localizada em Araçás: Umef Ana Bernardes, localizada no bairro Argolas; Umef Leonel Brizola, localizada em Santa Rita e Umef Marciolina Maurício Bueno, localizada em Ilha das Flores, todas no município de Vila Velha.
O processo de seleção foi realizado pela Secretaria de Educação (Semed), de Vila Velha, e o ponto principal analisado para a seleção foi a alta vulnerabilidade social da população em relação à violação dos direitos humanos.