O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Defensoria Pública participou do II Encontro Nacional da Rede Brasil Memória, Verdade e Justiça.
O encontro debateu a necessidade de se aprofundar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional da Verdade, bem como difundir e dar concretude às recomendações do relatório final da Comissão, entregue à Presidência da República em Dezembro de 2014.
Participaram do evento diversos movimentos sociais e outros coletivos, como o Levante Popular da Juventude Capixaba e o Grupo de Filhos e Netos por memória, verdade e justiça, da OAB, além de vítimas sobreviventes do terrorismo de Estado que vigorou no período da ditadura.
Definida pela Constituição Federal como expressão e instrumento do regime democrático, a Defensoria Pública do Espírito Santo apoia essa inciativa, consciente da importância da Justiça Transacional como elemento de proteção e promoção dos Direitos Humanos, e da efetivação direito à memória, verdade e justiça para a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática.
O encontro foi finalizado com a publicação de uma carta aberta e foi dedicado à Inês Etienne Romeu, que faleceu no último dia 27 de Abril. Inês foi a única sobrevivente da Casa da Morte, local onde eram torturados e executados presos políticos brasileiros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381