O “totem” emissor de senhas de atendimento, foi implantado, no Núcleo de Cariacica, para otimizar a triagem e agilizar o serviço, na última terça-feira (20) de junho e já está funcionando.
A triagem de Cariacica possui uma demanda extensa de solicitações. Somente no mês de maio deste ano, realizou um total de 2420 atendimentos, sob a supervisão das Defensoras Públicas exclusivas do Núcleo de Solução Extra Judicial de Conflitos e Triagem (NUSET).
Com a implantação do “totem” poderá aumentar esse número, além de obter, mais especificamente, a estatística dos atendimentos, por área e coordenação, o que facilitará o controle dos mesmos.
O sistema que já se encontra em funcionamento em núcleos da Defensoria Pública do Estado, como o de Vitória e Vila Velha possibilitam a requisição de três tipos de senha, urgente, preferencial e comum.
Segundo o Defensor Público Giulliano Monjardim Valls Piccin a senha urgente deverá ser atendida em até cinco minutos e será exclusiva para casos em que a Defensoria Pública, no seu dia-a-dia, verifica que não pode aguardar um agendamento comum. “Como leito de UTI, liberação de corpo, medicamento vital em falta, presos por pensão alimentícia já quitada, erros da justiça, Casos que necessitam de uma atuação no mesmo dia, não podendo aguardar agendamento posterior”, ressalta.
A preferencial, que deverá ser atendida em até dez minutos, prioriza pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. O restante das solicitações se enquadra na senha comum.
Caso as senhas retiradas ultrapassem o tempo máximo referido, aparecerá um alerta no computador da supervisora, que agilizará os pre-atendimentos, por exemplo, encaminhando quem já possui toda a documentação necessária para início de processo.
Os tótens contam ainda com um profissional capacitado à disposição para auxiliar na utilização da máquina.
Os emissores eletrônicos de senhas serão implantados nos núcleos de Colatina, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.
Os Núcleos da Defensoria Pública do Espírito Santo que ainda não possuíam o sistema estão, aos poucos, recebendo os novos equipamentos.
Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Raquel de Pinho – comunicacao@dp.es.gov.br
Tel.: 3198-3300 Ramal 3010