Mais de 900 mil pessoas recorreram à Defensoria Pública Estadual entre os anos de 2023 e 2024. São cidadãos em busca dos seus direitos, seja por pensão para seus filhos, disputa entre vizinhos ou divisão de bens. A área de família, com pensão, divórcio e guarda, é a principal demanda, com 40% do total de atendimentos. Para alcançar um número cada vez maior de capixabas, a instituição tem investido na diversificação do atendimento.
Do atendimento itinerante, ao funcionamento aos sábados, a Defensoria multiplicou as portas de entrada para o cidadão ter mais facilidade no acesso à justiça. “Para que tenhamos o acesso universal à justiça, é preciso ampliar os canais de atendimento. Esse foi o caminho que seguimos nos últimos dois anos, com a criação do projeto Defensoria em Todo Lugar, o lançamento do agendamento virtual e a abertura aos sábados”, explica o defensor público-geral do estado, Vinícius Chaves de Araújo.
O defensor geral ressalta que a Defensoria é o mais importante canal de acesso à justiça de milhares de pessoas em todo Espírito Santo, e muitas vezes, por limitações de pessoal, não é possível chegar a todas elas. “A saída tem sido diversificar e utilizar a tecnologia para ampliar o atendimento. Exemplo disso é a parceria que firmamos com o Tribunal de Justiça na implantação do Ponto de Inclusão Digital, no qual a Defensoria atende de forma remota”.