Desde que as unidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica passaram a abrir aos sábados, mais de 600 pessoas receberam atendimento, presencial e remoto, da Defensoria Pública do Espírito Santo. Como foi o caso de Antônio* e Maria*, que no primeiro sábado – em abril -, estiveram na unidade de Vitória para dar prosseguimento à dissolução de união estável. Para eles, o atendimento aos sábados é um bom serviço ao cidadão, especialmente àqueles que não podem durante a semana.
Joana* recebeu atendimento na unidade de Serra. Ela precisa fazer um exame de alto custo, por conta de um distúrbio celular genético, que foi negado por seu plano de saúde. Ela afirma que a Defensoria oferece um serviço importante ao cidadão, e o atendimento aos sábados é mais uma opção para que as pessoas possam acessar a Instituição. Foi o que aconteceu com Paulo*. Ele estava passando pela Defensoria em Cariacica no sábado, e aproveitou para receber orientação sobre uma dívida.
A abertura das unidades aos sábados é uma das ações de diversificação do atendimento. Para receber orientação jurídica, não é necessário agendamento. O atendimento acontece da mesma forma que é feito durante a semana, com a coleta de informações sobre o caso, registro dos dados do cidadão e da documentação apresentada. Em seguida é feito o agendamento com um defensor público.
*personagens prefeririam não relevar seus nomes
Unidades com abertura aos sábados
Cariacica – Das 8:00 às 12:00. Av. Getúlio Vargas, s/n, Campo Grande. CEP: 29146-070. Obs: próximo ao São Mateus.
Serra – Das 8:00 às 12:00.Av. Des. Mário da Silva Nunes, 717, Ed. Jardim Limoeiro Business, Jardim Limoeiro. CEP: 29.164-044.
Vitória – Das 8:00 às 12:00. Rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, 194, Enseada do Suá. CEP: 29050-555.
Vila Velha – Das 8:00 às 12:00. Av. Saturnino Rangel Mauro, 1479, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29.100-021