A população carcerária brasileira cresce em ritmo acelerado, colocando o Brasil no 4º lugar entre os países com maior número de cidadãos em cumprimento de pena privativa de liberdade.
As questões que levam a esse preocupante cenário, bem como as alternativas para o problema das superlotações e da falta de infraestrutura dos presídios, são alguns dos pontos de discussão na noite desta quarta-feira (16), dia da IV edição do Cine Defensoria.
Após a exibição do documentário “Sem Pena”, do diretor Eugênio Puppo, um debate aberto vai tratar da questão carcerária, com um olhar mais direcionado ao sistema prisional capixaba.
Participam do debate o Defensor Público Daniel Reis, do Núcleo de Execuções Penais da DPES e o professor de Criminologia da Faculdade de Direito de Vitória, Thiago Fabres, além de um representante dos movimentos sociais do Espírito Santo.
O IV Cine Defensoria é aberto ao público, com entrada gratuita, e acontece logo mais às 18h30 no Cine Metrópolis, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras.
Sem Pena
Eleito o melhor filme pelo júri popular do 47° Festival de Brasília, “Sem Pena” mostra a realidade do sistema jurídico e prisional brasileiro e a precária vida nas prisões do País. A partir de entrevistas com fontes que se relacionam de alguma forma ao tema, como presidiários, ex-detentos e ex-policiais, o filme traça um perfil preocupante do sistema carcerário do Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – imprensa@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381