Integração e Inclusão é um projeto desenvolvido pela Defensoria Pública, através de um procedimento que tem como intuito de integrar a Defensoria à rede de atendimento à pessoa com transtorno mental e deficiência intelectual de Vila Velha. Desse modo permitirá uma efetiva inclusão destas pessoas, seja possibilitando o processo dos serviços públicos, essencialmente de saúde e assistência social, seja por intermédio da educação em direitos.
O objetivo do projeto é promover ações de conscientização da sociedade e dos órgãos públicos de que saúde mental deve ser um problema de todos, sendo necessário um esforço conjunto para a superação de barreiras físicas e com atitudes existentes.
Desenvolvido pela Defensora Pública Geana Cruz de Assis Silva, o projeto permitiu a implantação de um “protocolo de atendimento” e de ações de educação em direitos para os usuários da rede de saúde, buscando conscientizar a população nas demandas de internação e inserir algumas pessoas em tratamento ambulatorial, além de ouvir familiares e buscar o tratamento mais indicado para cada situação.
Com isso, tem sido possível promover a diminuição das ações de internações compulsórias, segundo a Defensoria Pública, e a inclusão das pessoas com transtorno mental grave e deficiência intelectual.
Entre 2015 e 2016, o projeto conseguiu diminuir os pedidos de internações compulsórias em 30%. Também tem sido possível realizar um trabalho de inspeção em residências terapêuticas localizadas no município de Vila Velha, onde monitora-se a situação dos residentes, oferecendo orientação aos curadores e conseguindo o procedimento para pessoas que necessitam de curatela.
Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Raquel de Pinho – comunicacao@dp.es.gov.br
Tel.: 3198-3010