Infância e Juventude: Defensoria aperfeiçoa atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

A estrutura de atendimento e assistência para crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual no Espírito Santo é uma das preocupações do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública Estadual.

Atuando junto com outros órgãos e instituições capixabas, a Defensoria tem se voltado para a formulação de um fluxo de atendimento interno exclusivo para esses tipos de caso.

“A ausência de conhecimento acerca da rede de atendimento à disposição da população muitas vezes dificulta o trabalho dos órgãos de execução da Defensoria Pública”, explica Thaiz Onofre, defensora do Núcleo da Infância da DPES.

O assunto foi tema de uma reunião realizada em Vitória, na sede do Ciase, o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo do ES.

Na ocasião o atendimento às vítimas foi analisado sob os aspectos social, policial, jurídico e de saúde, sendo expostas as fragilidades e lacunas da atual rede de atenção, bem como as alternativas cabíveis para melhorar o suporte do poder público a essas crianças e adolescentes.

“O estabelecimento de um fluxo, além de uniformizar institucionalmente o trato da matéria, possibilitará uma atuação mais efetiva e direcionada”, afirma Thaiz.

Participaram da reunião, além da Defensoria Estadual, representantes do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV), dos Conselhos Tutelares, da Gerência de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social , do Fórum Araceli, da Secretaria Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (NUPREVI).

.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

Tels.: 3198-3300 (ramal 3010) / 98817-6381