Estudantes de psicologia dão início ao auxílio no atendimento aos assistidos da Defensoria Pública

Texto e fotografia: Raquel de Pinho

Os atendimentos aos assistidos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), acompanhados pelos estudantes de psicologia da Faesa Centro Universitário, começaram nesta quarta-feira (06), no Núcleo de Vila Velha.

Conduzidos pela professora e psicóloga Monica Trindade Pereira Santana, os alunos deram início ao projeto que visa o atendimento psicossocial dos assistidos da DPES, que acontece todas as quartas-feiras.

O projeto é uma iniciativa da Coordenadora de Execução Penal, Defensora Pública Roberta Ferraz, juntamente com o curso de psicologia da Faesa e consistirá em um estágio supervisionado da instituição de ensino.

Para a Defensora Pública do Núcleo de Execução Penal, Ana Luisa Silva Robazzi, a relevância da participação de pessoas especializadas em outras áreas é fundamental para os assistidos que procuram a Defensoria.

Segundo a Defensora, juridicamente, a pena está relacionada à pessoa do apenado, mas ela afeta todo o grupo social em torno daquela pessoa, como mães e filhos. “Aqui a gente fornece as orientações sobre o aspecto jurídico do cumprimento da pena, previsão de direitos, como deve ser feito o cumprimento da pena, repercussão do processo, etc. Mas muitas vezes tem outras questões em que a gente não tem como dar a orientação por falta de expertise”, esclarece.

“Portanto é de extrema importância os estudantes e o apoio do setor de psicologia da Faesa como um todo, para identificar essas demandas e depois poder elaborar um projeto de apoio para que essas famílias tenham um suporte mais completo e não só voltado diretamente para a área jurídica”, completa Ana Luisa.

Saiba mais sobre o Projeto:

http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/2017/08/25/estudantes-de-psicologia-vao-auxiliar-no-atendimento-aos-assistidos-da-defensoria-publica/