“Estou aqui para mudar a vida de vocês”. Foi assim que o palestrante, escritor e ativista Vinícius Streda começou sua palestra na última terça-feira (21), em Vitória. Ele participou de um evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, realizado pela Defensoria Pública do Estado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo. Streda contou sua história de superação, falou de acolhimento e dos princípios que devem reger a vida em sociedade para que as pessoas com deficiência sejam devidamente incluídas.
O combate ao capacitismo, afirma o escritor, é um trabalho de toda sociedade. Para ele, é preciso acreditar que a pessoa com deficiência, seja ela portadora de T21 (síndrome de down) ou não, tem capacidade para chegar onde quer. “Eu sempre acreditei em mim. Minha família sempre acreditou em mim. Claro que tive dificuldades, mas venci cada uma delas com muito esforço. No trabalho, por exemplo, no começo tive dificuldades em fazer minhas atividades de forma correta, mas repetia, refazia e as coisas davam certo”, conta.
Para o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, a palestra proporcionou um momento importante de aprendizado e de aproximação da Defensoria Pública com a famílias e entidades da sociedade civil.
Participaram do evento o coordenador de Direitos Humanos, Hugo Matias; a coordenadora de Infância e Juventude, Adriana Peres; o coordenador de Atendimento da Grande Vitória, Valdir Ramalho; a defensora pública Bárbara Ceballos; membros da Vitória Down e Cariacica Down.