As eleições para o cargo de Defensor Público-Geral para o biênio 2019/2021 acontecem nesta sexta-feira (14) na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), no Centro de Vitória, das 9 às 17h. Concorrem ao cargo os Defensores Fábio Ribeiro Bittencourt, Gilmar Alves Batista, Humberto Carlos Nunes, Jeferson Carlos de Oliveira e a Defensora Sandra Mara Vianna Fraga.
Os candidatos participaram na última sexta-feira, (07) do debate promovido pela DPES e pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes), no Auditório Aracelli Cabrera Crespo, no Núcleo da Defensoria em Itaparica, Vila Velha.
Durante as discussões mediadas, foram respondidas questões relacionadas ao aperfeiçoamento e fortalecimento dos Defensores, sobre infraestrutura e a atuação espacial e temática da instituição, sobre sua relação interinstitucional, sua atuação política e sobre a relação da Defensoria com a sociedade e demais órgãos públicos e com o Governo do Estado.
A Comissão Eleitoral composta para o pleito é formada pelos Defensores Leonardo Grobberio Pinheiro como presidente, Alex Pretti e Maria Gabriela Agapito da Veiga Pereira da Silva como titulares, Vivian Silva de Almeida e Aline Alcazar Barcelos como suplentes.
Os votos serão registrados por meio de voto impresso. Após a apuração, será encaminhada a lista tríplice com os mais votados ao governador eleito Renato Casagrande, que irá definir quem exercerá a função no próximo biênio.
Por Stael Nunes