A Defensora Pública Gabriela Larossa de Oliveira, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), participou ontem de uma palestra no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) em homenagem ao dia internacional da mulher fornecendo informações e orientações para a classe. O evento ocorreu nesta quarta-feira (07), em Vila Velha.
A Defensora falou sobre os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher prevista na Lei Maria da Penha, bem como a importância histórica da lei enquanto uma ação afirmativa que visa a erradicação da violência contra a mulher.
O público era formado por pacientes e servidores (as) do Centro de Reabilitação. Ao final da palestra da Defensora o Pública pode fazer perguntas sobre o tema. A maioria das perguntas se referiu às formas de denúncia e as consequências no caso de descumprimento da medida protetiva de urgência.
Para a Defensora, este tipo de trabalho é essencial para que tenhamos uma sociedade menos machista e menos violenta contra a mulher. “No mês em que se comemora o dia internacional da mulher não se pode perder de vista o quanto ainda temos que lutar para ter uma sociedade igualitária sob o ponto de vista de gênero e também que violente e mate menos mulheres pelo fato de serem mulheres”.
A informação sobre a existência dos direitos da mulher pode, muitas vezes, salvar a vida dessas mulheres. “Melhor do que prestar homenagens, nessa data, temos que informar e lutar pela garantia desses direitos”, destaca Larossa.
Por Raquel de Pinho