A Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo finalizou a correição ordinária das atividades do Núcleo de Alegre nesta quarta-feira (08), contando com a presença do Defensor Público Bernaury Luis Quithé Vasconcelos e, na quinta-feira (09), na 1ª Defensoria Civil de Cachoeiro de Itapemirim, com atuação por cumulação do Defensor Saulo Alvim Couto.
Na ocasião foram analisados processos, agendamentos dos assistidos, estrutura do núcleo, peças processuais e atendimentos, com participação da equipe composta pela Corregedora Geral Lívia Souza Bittencourt, e pelos Corregedores auxiliares Adriana Gomes Martins Soares e Edilson Lozer Junior.
Segundo a Corregedora Geral Lívia Bittencourt a correição visa aprimorar o serviço através de fiscalização e orientação aos estagiários e Defensores Públicos. “Tem a finalidade de melhorar a qualidade da prestação da assistência jurídica pelos membros da Defensoria Pública”, ressalta a Defensora.
De acordo com o art.8°, da LC 55/94, a Corregedoria Geral é um órgão da administração superior da Defensoria Pública do Estado encarregado da orientação e fiscalização da atividade funcional e da conduta pública dos membros e dos servidores da Instituição.
*Correição Ordinária é a ação ou efeito de corrigir um erro ou defeito ou reparar uma falha, nada mais é do que a própria correção, só que em termos jurídicos. Neste meio, é o desígnio do cargo e ofício do corregedor, que tem a função de fiscalizar a atividade funcional dos Defensores Públicos e servidores.
Por Raquel de Pinho