Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo disponibilizou aos cidadãos o atendimento por meio da Defensoria 4.0. Foi assim que Antônio* conseguiu restabelecer a água de sua residência. “Fiz contato pelo WhatsApp, eles analisaram a documentação que enviei e poucos dias depois recebi a notícia de que a Cesan ia ligar a água da minha casa”, lembra.
Antônio* foi uma das 115.328 mil pessoas que tiveram acesso remoto ao atendimento da Defensoria Pública, entre os meses de março e outubro deste ano. A Defensoria 4.0 substituiu o atendimento presencial durante o período de distanciamento social determinado pelas autoridades de saúde.
Assim que as medidas de isolamento e distanciamento foram flexibilizadas, a Defensoria Pública passou a agendar atendimentos presenciais para casos que eram não eram possíveis serem resolvidos remotamente. Em outubro, a Instituição passou a fazer os primeiros agendamentos e, no mesmo mês, lançou um assistente virtual em seu site para agilizar ainda mais o atendimento remoto, ampliando a atuação da Defensoria 4.0.
O serviço tem foco no primeiro atendimento de família, ou seja, o contato inicial do cidadão com a Instituição. Nesta primeira etapa, os municípios atendidos são Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Até o momento, o assistente virtual recebeu 1.405 demandas, a maior parte são pedidos de pensão alimentícia e divórcio. O acesso é feito pelo site www.defensoria.es.def.br, clicando na aba “Atendimento Inicial de Família” e seguindo os passos até a conclusão do atendimento.
*Nome alterado para preservar a identidade do assistido.