A Defensoria Pública em parceria com o Banestes adquiriu uma máquina de retorno para reciclagem de materiais. Localizado na sede administrativa, o equipamento está apto a receber garrafas pet, latas, vidro, embalagens de plástico e tetra pak. A cada item depositado, o usuário ganha pontos para trocar por diversos serviços como GV Bus, Ifood e Uber. Está é uma iniciativa de ESG (Environmental Social and Governance) institucional que está alinhada à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, a Defensoria Pública está trilhando o caminho da sustentabilidade. “Estamos comprometidos com projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, demonstrando nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. É importante que adotemos práticas internas que minimizam o impacto ambiental, como a máquina de retorno, redução do consumo de papel e uso racional da energia”.
A gerente de Riscos e Controle do Banestes, Joseane Zoghbi, parabenizou a iniciativa da Defensoria Pública e ressaltou a importância das instituições se comprometerem com projetos de ESG. Para ela, a máquina de retorno é uma atitude social importante que vai além da preservação do meio ambiente. Isso porque o projeto gera renda tanto para os recicladores, quanto para a Vitória Down, que pode receber as doações dos usuários.