A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo está com três práticas na disputa na 19ª do Prêmio Innovare, são elas: Gestão de Projetos e Equipe Usando a Ferramenta Notion; Grupo de Monitoramento dos Estabelecimentos Prisionais de Regime Fechado e Semiaberto e Requerimento de Medidas Protetivas Online da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo – Acesso ao direito por mulheres quando e onde precisarem.
O requerimento de medidas protetivas de urgência por meio do site da Defensoria Pública, é a prática inscrita pela Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres. O trabalho iniciado durante a pandemia da Covid-19, em 2020, tem por objetivo facilitar o acesso das mulheres em situação de violência às medidas protetivas de urgência, por meio de preenchimento de formulário disponível no site da instituição.
A prática, Grupo de Monitoramento dos Estabelecimentos Prisionais de Regime Fechado e Semiaberto, foi inscrita pela Coordenação e Núcleo de Execução Penal. O trabalho possui foco de atuação como custus vulnerabilis, com os seguintes escopos: promoção da educação em direitos humanos e constitucionais, especialmente das pessoas LGBT e mulheres; a execução de 10 projetos voltados para as pessoas privadas de liberdade e seus familiares, bem como a realização de inspeções e mutirões nas Unidades Prisionais, resultando em mais de mil atendimentos por ano.
A outra prática inscrita é a Gestão de Projetos e Equipes Usando a Ferramenta Notion. O trabalho é realizado pela Coordenação de Atendimento da Grande Vitória e trata do fluxo de processos internos e equipes, utilizando uma ferramenta digital. A prática possibilitou mais organização e controle das atividades, bem como a ordenação das rotinas de trabalho de 100 pessoas envolvidas no atendimento ao cidadão.
O consultor do prêmio no Espírito Santo já esteve na Defensoria Pública para a etapa das entrevistas, na sequência, serão escolhidas as práticas vencedoras que serão anunciadas na cerimônia de premiação.