O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública de Cariacica foi condecorada pela atuação em defesa da vida e direitos humanos, em sessão solene em homenagem ao dia internacional dos direitos humanos, na última sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Cariacica.
A homenagem recebida foi a comenda Padre Gabriel Maire. O líder religioso foi um grande defensor de Direitos Humanos que atuava em Cariacica, responsável pela Paróquia de Porto de Santana, falecido em dezembro de 1989.
A Defensora Pública Penha Maria de Sá Fernandes foi a convidada da 1ª Defensoria da Infância e Juventude de Cariacica para representar a instituição, porém, por motivos particulares o Defensor Renzo Gama Soares foi quem recebeu a condecoração.
Segundo Renzo Soares a comenda é absolutamente relevante para Defensoria e especialmente para o núcleo de Cariacica, que é um dos maiores que a Defensoria Pública capixaba possui. “É um reconhecimento muito importante, não apenas para o trabalho da Defensoria Pública como um todo, mas principalmente para os profissionais que atuam naquela cidade, que é o município com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo da Grande Vitória”, ressalta.
Em comemoração dos 67 anos que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal promoveu o evento que refletiu sobre o papel, a atuação e a relação com as pessoas e seus direitos em busca da defesa e preservação da vida.
Receberam a homenagem várias instituições de Cariacica, pastorais sociais, pessoas que se dedicam a projetos sociais no sentido de garantir dignidade para setores da população em situação de vulnerabilidade e por igualdade de direitos, de raça e de gênero.
A entrega da comenda foi feita pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Cariacica, o Professor e vereador Elinho.
Por Raquel de Pinho