A Defensoria Estadual deu posse a mais um defensor aprovado no IV Concurso Público da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo nesta segunda-feira, dia 03. A cerimônia aconteceu no auditório Araceli Cabrera Crespo, no Núcleo de Atendimento em Vila Velha. Durante a solenidade, Victor Oliveira Ribeiro foi empossado oficialmente como Defensor Público.
A Defensora Pública-Geral, Sandra Mara Vianna Fraga iniciou o evento parabenizando o novo empossado e se emocionou ao falar do papel da carreira de Defensor Público. “A caminhada é árdua. Não é fácil ser defensor. Mas você me disse que esse era o seu sonho e isso é algo magnífico! Você escolheu a profissão certa e tenho certeza que será muito feliz nessa caminhada. Você está se juntando aos que querem fazer uma sociedade melhor. Seja muito bem-vindo! ”, afirmou.
O Subdefensor Público-Geral Giuliano Piccin também parabenizou Victor Oliveira e destacou a jornadas que se inicia após a nomeação para o cargo de Defensor. “ Nessa data o Victor encerra uma caminhada e inicia uma outra. Até o momento era preciso estudar, passar no concurso para enfim tomar posse. A partir de hoje a caminhada não é mais pelo seu próprio direito, e sim pelo direito do semelhante, pelo direito do próximo”, esclareceu Piccin
Durante a nomeação, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do ES (Adepes), Pedro Paulo Coelho falou sobre os desafios e sobre a necessidade da atuação com firmeza para atender aqueles que realmente precisam. “Os desafios são enormes, mas não fugiremos da nossa luta, pois é nos momentos difíceis que devemos nos unir. A Defensoria é fundamental para a continuidade da atuação em prol de um modelo que combata desigualdades e que se empenhe pelo social”, afirmou.
A Defensora Pública Hellen Nicácio deu as boas-vindas ao novo Defensor e afirmou que em sua nova carreira será preciso ter comprometimento todos os dias pelo bem do próximo. “A Defensoria Pública, é uma instituição que tem como missão institucional a defesa dos direitos humanos e em nenhum momento desde a redemocratização a questão dos direitos humanos foi e será tão importante a partir de agora. Então você vem para a luta, com as suas armas, seu conhecimento jurídico, sua força, sua juventude, seus sonhos e com isso você ajuda a sociedade, mas também colabora com a gente”, explicou.
No primeiro momento de seu discurso, o empossado Victor Oliveira Ribeiro agradeceu a família e amigos por toda a confiança depositada nele ao longo dos cinco anos em busca do sonho de ser Defensor Público. Em seguida, o novo Defensor ressaltou o comprometimento que pretende ter em sua nova carreira.
“Me comprometo a tentar me transformar no melhor Defensor Público que eu puder ser. Assim como todos vocês afirmaram, o papel do Defensor é de muita luta, sobretudo na defesa pelos direitos das minorias, da população LGBT, da população negra, das mulheres, dos indígenas da população de rua. A Defensoria Pública Estadual se mostra muito presente e combativa na luta por todos esses direitos e por todas as pessoas que são excluídas dentro da nossa sociedade. Me orgulho não só por ser um Defensor Público, mas por ser um Defensor pelo estado do Espírito Santo”, enfatizou Victor Oliveira
Também estavam presentes na Sessão os Conselheiros Elias Gemino de Carvalho, Severino Ramos da Silva, Douglas Admiral Louzada e o Corregedor Edilson Lozer Jr.
Por Stael Nunes
http://www.defensoria.es.def.br/site/index.php/imagens-posse-novo-defensor-publico-03-de-dezembro-de-2018-2/