Os cidadãos assistidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Vitória (Centro POP) participaram nesta quinta-feira (05) de uma roda de conversa com as Defensoras Públicas Layra Rizzi Casagrande, do Núcleo de Direitos Humanos, e Maria Gabriela Agapito, do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia.
Em pauta questões ligadas à cidadania, ao direito à cidade e à moradia digna, com exibição dos curtas-metragens “Hiato” e “À Sombra da Marquise”, dirigidos por Vladimir Seixas, e “Gentrificação vs Diver (Cidade) e Contra-Usos”, produzido pelo Programa Quatro V.
O debate girou em torno da reflexão sobre os curtas-metragens e sobre o direito de utilização democrática dos espaços públicos. As pessoas que se encontram em situação de rua também possuem o direito de acesso a toda infraestrutura, serviços e benefícios que as cidades oferecem, sendo importante lutar pela remodelação dos processos de urbanização e pela democratização das cidades.
Bate papo semanal
A roda de conversa no Centro POP de Vitória faz parte do projeto de educação em direitos desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual em parceria com a equipe técnica e assessoria jurídica do Centro. As atividades acontecem semanalmente, sempre apresentando uma temática diferente a ser discutida.
“O objetivo é auxiliar no processo de empoderamento e de alcance da autonomia por parte das pessoas que se encontram em situação de rua, sempre na perspectiva da promoção e proteção dos direitos humanos”, explica a defensora Layra Casagrande.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381