A Defensoria Pública do Espírito Santo desempenha um papel importante na promoção e garantia dos direitos das mulheres. A instituição atua de forma coletiva ou individual por meio Defensorias de Violência Contra a Mulher, do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres e da Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres. Mas a Defensoria Pública vai além da atuação jurídica e promove também o empoderamento feminino por meio da educação em direitos.
A Instituição promove campanhas educativas para simplificar os direitos e as leis, de modo que a mensagem seja acessível a todos os públicos. Além disso, a Defensoria também realiza palestras e eventos, nos mais diversos espaços, para difundir ainda mais essas informações. Exemplo disso são as rodas de conversas que serão realizadas em alusão ao mês da mulher. A primeira acontece no dia 9, sábado, na Serra, para discutir a questão das mulheres em situação de violência.
No dia 11, segunda, a Defensoria reúne mulheres em Vila Velha para apresentar o papel da instituição no enfrentamento às violências. “A educação é uma etapa importante da promoção de direitos. Quanto mais as mulheres conhecem a legislação que as protegem, maiores são as chances de saírem da violência. A educação em direitos traz autonomia, possibilita que as mulheres decidam seus caminhos livres da violência e ajuda a transformar suas vidas”, afirma a coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Maria Gabriela Apapito.
Vá lá
As violências e as mulheres
- Data: 09 de março
- Horário: 9 horas
- Local: Rua Dona Belmira, n. 140, Bairro Praia de Carapebus, Serra.
O papel da Defensoria Pública no enfrentamento às Violências contra as Mulheres
- Data: 11 de março
- Horário: 9 horas
- Local: EEEFM TERRA VERMELHA – R E, S/N Terra Vermelha, Vila Velha.