O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), juntamente com a Prefeitura Municipal de Vitória, realizou o 1º Diálogo Temático Intersetorial de Vitória, nesta terça e quarta-feira (07 e 08), na Escola de Governo de Vitória (EGV), em Bento Ferreira. O Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo foi convidado a participar do evento que tem a temática dentro da iniciativa da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) 2017-2020.
Segundo o coordenador de Infância e Juventude, o Defensor Público Hugo Fernandes Matias, a Defensoria participou dos trabalhos tendo em vista a sensibilidade dos temas abordados e a possibilidade de colaboração da Instituição. “A expectativa é que com a construção do projeto UNICEF possam ser desenvolvidas políticas públicas em relação à questão da atenção da gravidez na adolescência e da infecção por DST e AIDS”.
A plataforma tem como uma das prioridades promover os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes e acontece em 10 capitais brasileiras, sendo a primeira vez na cidade de Vitória.
O evento foi fechado e participaram parceiros estratégicos governamentais e não governamentais que trabalham com os temas da gravidez na adolescência e/ou HIV/AIDS para análise e discussão dos gargalos e da construção do Plano de Impacto Coletivo.
A abertura do evento contou com a coordenadora do Escritório do UNICEF do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de coordenadora Nacional da PCU, Luciana Phebo, seguida da apresentação da consultora do UNICEF/PCU-Vitória/ES, Vânia Tardin de Castro.
O especialista em HIV/AIDS do UNICEF, Caio Oliveira e a oficial de Desenvolvimento do Adolescente/UNICEF falaram sobre o contexto do vírus e da gravidez na adolescência, do Brasil a Vitória.
Por Raquel de Pinho