A Defensoria Pública juntamente com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza de hoje (18) a 22 de março a Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce. O evento tem como objetivo discutir temas referentes às bacias hidrográficas do Estado, especialmente a do Rio Doce. Os seminários acontecem na Assembleia Legislativa e são abertos ao público.
Estarão presentes no evento a coordenadora de Direito Cível, Maria Gabriela Agapito Coordenadora Cível, que fará a abertura da semana de proteção ao Rio Doce, o defensor público Rafael Portella que ministrará a palestra “Três anos do desastre ambiental da bacia do Rio Doce: retrospectiva e desafios”, no dia 19, e Mariana Andrade Sobral, presidente da Associação dos Defensores Públicos Espírito Santo, que ministrará palestra no dia 21.
“Discutir a proteção do Rio Doce é necessariamente discutir os reflexos do desastre ambiental da Samarco no Estado do Espírito Santo. Além de ser um espaço de conscientização acerca da necessidade de defesa do meio ambiente, em especial da Bacia do Rio Doce, é um espaço de denuncia e reafirmação da luta dos atingidos e atingidas capixabas”, afirma Rafael Portela.
A Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce será conduzida pela Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce). Também participam do evento, autoridades, especialistas, alunos, professores e entidades da sociedade civil.