A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Triagem do Município de Viana, assegurou a realização de um exame de ecocardiografia para uma criança moradora de Viana. A família buscou ajuda da Instituição pois estava tendo problemas para agendar no Sistema Único de Saúde. Com isso, o exame que precisa ser feito semestralmente, estava com sete meses de atraso.
De acordo com a família, a criança possui um marca-passo desde os seis anos, e o equipamento precisa ser verificado periodicamente. Com o risco iminente à saúde, a Defensoria Pública atuou de forma extrajudicial para que o exame pudesse ser feito da forma mais rápida possível. A Instituição fez contato com a Secretaria de Saúde do Estado e o exame foi agendado.
“O acesso a exames médicos essenciais é um direito fundamental que está diretamente ligado à dignidade humana. A demora na realização de exames como o ecocardiograma pode comprometer a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, especialmente daqueles que dependem de marca-passos para viver”, afirma Vitor Ramalho, coordenador de atendimento da Grande Vitória.
Atendimento
Casos como o da criança moradora de Viana acontecem com frequência na Defensoria Pública e, se você, também precisa de ajuda com medicamentos, exames, internação, entre outros, procure a Instituição. Faça seu agendamento pelo site www.defensoria.es.def.br ou vá presencialmente a uma das unidades.