Defensoria faz retrospectiva de suas ações nos últimos dois anos

A Defensoria Pública do Espírito Santo lançou seu Relatório de Gestão 2023/2025 com as ações mais destacadas realizadas pela instituição nos últimos dois anos. Entre elas está a diversificação do atendimento, com a criação do agendamento virtual; o lançamento da Defensoria em Todo Lugar e a reabertura das unidades de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha aos sábados. Essas iniciativas renderam frutos e mais de 900 mil cidadãos em todo Espírito Santo receberam algum tipo de atendimento no período. 

O defensor público-geral, Vinícius Chaves de Araújo, enfatiza que a articulação política e interinstitucional foi um dos pilares da gestão. “Nos últimos dois anos, estivemos em diálogo constante com lideranças políticas e sociais, buscando ampliar a visibilidade da Defensoria Pública e firmar parcerias estratégicas para expandir nossos serviços. Esse trabalho resultou em avanços significativos para a instituição e para a população”, ressalta.  

Entre as conquistas destacadas no relatório, está a aprovação da Lei 1.803/2024, que reestruturou a área administrativa da Defensoria, possibilitando a criação de 89 novos cargos. Além disso, foram assinados 13 termos de cooperação com diversas instituições, como o Instituto Jones Santos Neves, que realizará um estudo técnico para otimizar a distribuição dos defensores e colaboradores pelo estado. 

Confira na integra: RELATÓRIO DE GESTÃO 2023-2025