No contexto das fortes chuvas que afetam os municípios do Sul do Estado, a Defensoria Pública do Estado Espírito Santo se solidariza com os municípios atingidos e trabalha na mobilização institucional para atender e encaminhar as demandas sociais que se apresentarem pela população.
Todas as pessoas atingidas podem buscar atendimento na Defensoria Pública, pelos números das unidades de atendimento da instituição no município e pelo Núcleo de Desastres e Grandes Empreendimentos (Nudege). A Instituição reafirma seu compromisso no atendimento de populações vulnerabilizadas por desastres e de toda população capixaba.
Como ser atendido:
Pelo telefone do Nudege – (27) 99848-1005 (WhatsApp ou ligação)
Pelo plantão da Defensoria Pública – (27) 99695-5352 (WhatsApp)– sábados, domingos e feriados, de 12 às 18 horas
Pela unidade de atendimento da Defensoria Pública no seu município, os números estão aqui – de segunda à sexta, das 8 às 17 horas
Algumas situações pelas quais a Defensoria pode ser acionada:
• Solicitação de 2ª via de documentos pessoais;
• Acesso a políticas públicas de caráter assistencial, saúde e outros;
• Extrema vulnerabilidade de idosos, crianças, mulheres e pessoas com deficiência;
• Ações relacionadas a eventuais interdições promovidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros;
• Procedimentos relacionados a casos de óbitos decorrentes das chuvas, como a expedição de alvarás ou o contato com o Instituto Médico Legal (IML).