Desde sua implantação em 2019, o projeto Defensoria 4.0, o atendimento a distância da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, vem impactando positivamente na prestação de orientação jurídica ao cidadão. Um atendimento que, antes do projeto, podia levar até três meses para acontecer, atualmente é feito em pouco menos de 30 dias.
“A razão de ser da Defensoria 4.0 é a facilidade no acesso e a redução do tempo de espera por atendimento”, explica o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista. Segundo ele, os processos implantados a partir do projeto, como a triagem dos casos, envio de documentação e peticionamento de processos de menor complexidade jurídica, reduziram em mais de 60% o tempo de espera por atendimento.
Isso porque antes da Defensoria 4.0, o cidadão tinha que se deslocar para agendar o atendimento, comparecer na data marcada, muitas vezes tinha que retornar para deixar documentos e, em alguns casos, acontecia também o extravio ou perda, o que atrasava ainda mais o andamento do caso. Com a implantação do projeto, esse processo passou a ser feito de forma digital, rápida, segura e sem risco de perda ou extravio.
“Em 2020, somente pelo chat que recebe as demandas da área de família, foram 12.466 atendimentos. Em 2021, 62.825. Esse número representa um ganho enorme de tempo tanto para o cidadão, quanto para a Defensoria Pública, pois são mais de 70 mil pessoas que deixaram de se deslocar, mais de 200 mil documentos que foram seguramente enviados e cadastrados”, avalia o Coordenador de Atendimento da Grande Vitória, Vitor Ramalho.
Como funciona o atendimento?
As demandas por atendimento chegam através da Central de Atendimento a Distância ou por meio de aplicativo de mensagens (WhatsApp) e passam pela triagem para a checagem da documentação enviada. Na sequência, os documentos, a descrição do caso e os dados do assistido são registrados no Sistema Solar e encaminhados para análise do defensor público. O cidadão é informado deste processo e que será necessário um tempo de espera para que o defensor retorne com uma resposta sobre o caso.
Números de WhatsApp da Defensoria 4.0 – acesse aqui
Acesso ao chat da Defensoria 4.0 – acesse aqui