As altas temperaturas registradas nas últimas semanas no Espírito Santo têm causado desconforto e, nas escolas públicas, problemas para os alunos. Na EEEFM – Almirante Barroso, no bairro Goiabeiras, em Vitória, os estudantes e corpo docente enfrentam altas temperaturas, tanto que no último dia 28 de fevereiro foram às ruas protestar.
No mesmo dia, o caso chegou à Defensoria Pública do Espírito Santo e as defensoras públicas do Núcleo da Infância e Juventude foram até o local fazer uma inspeção.
Segundo as defensoras Adriana Peres, Camila Dória e Jamile Menezes, a escola conta com salas de aula com ventiladores, no entanto os aparelhos existentes não têm dado vazão diante do excessivo calor e algumas aulas estão sendo ministradas, em caráter de rodízio, nas salas com ar condicionado.
“Percebemos também que a unidade escolar não conta com instalação elétrica adequada para receber mais aparelhos de ar condicionado, o que dificulta uma solução imediata”, explica Adriana Peres. Ela afirma que a Defensoria Pública vai trabalhar para que os estudantes tenham condições adequadas de permanência na escola.
A Defensoria Pública orienta que a população procure o Núcleo da Infância e Juventude, para denunciar a falta de condições nas escolas do Estado e dos Municípios. As reclamações podem ser registradas neste link https://goo.gl/forms/uFPqobV3k9tRHLuy1