Os defensores públicos-gerais dos 26 estados e do Distrito Federal debateram o plano de trabalho, bem como a contribuição de casa instituição, no Conselho Nacional da Defensoria Pública durante a 81ª reunião do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizado nesta sexta-feira (26), em Vitória. O órgão será responsável pela articulação nacional dos interesses institucionais das Defensorias brasileiras, além de promover a intercâmbio de experiências administrativas e funcionais.
Em outro ponto da reunião, os defensores gerais fizeram uma homenagem ao corregedor-geral da Defensoria Pública do Espírito Santo, Gilmar Batista, que foi defensor geral de 2011 a 2015 e de 2019 a 2022, e subdefensor em 2023. O corregedor fez parte do Condege por nove anos e representou o colegiado em eventos internacionais.
Além da reunião ordinária, os defensores gerais também estiveram reunidos com o governador Renato Casagrande no último dia 25. Na ocasião, o Condege prestou homenagem com a entrega de uma placa comemorativa em alusão à atuação do governador em prol do fortalecimento da Defensoria Capixaba. Ainda no dia 25, os gestores das Defensorias participaram da reunião da Comissão de Tecnologia da Informação.
No encontro, foi apresentada a experiência da Defensoria de São Paulo com o uso da tecnologia no atendimento ao cidadão, com o uso do sistema DEFi. Entre os pontos colocados na reunião, foram destacadas a necessidade de automação do atendimento para otimizar a rotina de atuação das Defensorias, bem como o investimento contínuo em tecnologia.
Para o defensor público-geral, Vinícius Chaves de Araújo, a realização da reunião do Condege no Espírito Santo foi importante para mostrar a força e a organização das Defensorias brasileiras, em especial da Defensoria Capixaba. “Realizamos este encontro aqui no Estado é um marco político importante e mostra para a sociedade que estamos pensando a Defensoria Pública em âmbito nacional e de forma organizada e sistemática”.
“Foi uma honra representar a diretoria do Condege nessa reunião em Vitória (ES). Cada vez mais caminhamos para uma melhor estruturação do nosso Conselho, visando o fortalecimento das Defensorias Públicas de todo o país”, afirmou a defensora geral do Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro de Castro.