Na Defensoria Pública do Espírito Santo o atendimento ao cidadão é agendado, o que pode ser feito de forma remota, pelo Agendamento Virtual, ou presencialmente, nas unidades de atendimento, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. Mas afinal qual a diferença de um para o outro. De acordo com o coordenador de Atendimento da Grande Vitória, Vitor Ramalho, o tempo de espera para fazer o agendamento presencial pode ser bem maior. Isso porque a unidade vai priorizar as pessoas que já estão agendadas.
Como é feito o agendamento virtual?
O agendamento virtual é feito em www.defensoria.es.def.br (acesse o link direito aqui). Ao abrir a página, faça e cadastro e preencha as informações até o fim do atendimento, quando será disponibilizado um número de protocolo. Envie com atenção toda a documentação do caso e aguarde o contato da Defensoria Pública sobre o dia e hora do seu atendimento.
Como funciona o agendamento presencial?
O agendamento presencial é feito nas unidades (veja os endereços aqui) da Defensoria em todo Estado. Nesta opção, o tempo de espera pode ser bem maior do que a opção virtual, pois a prioridade é de quem já está agendado, além daquelas estabelecidas por lei.
As etapas do agendamento presencial são:
- Entrega de senha;
- Cadastrado no sistema;
- Análise dos documentos;
- Agendamento.
Quais documentos são necessários para entrar com um pedido na DPES?
No site da Defensoria, veja aqui, você encontra uma relação básica de documentos necessários de acordo com a ação. Mas atenção, essa é uma documentação prévia e não definitiva.
Fiz o agendamento virtual, mas não tenho todos os documentos solicitados. Como faço?
Caso você não tenha um ou mais documentos, na área do Agendamento Virtual existe um espaço para você explicar por qual motivo não possui determinado documento. Essa justificativa será analisada no dia do seu atendimento. Caso prefira, compareça à Defensoria para ser orientado. É importante levar os documentos pessoais de identificação, além daqueles que conseguir sobre o caso com o qual precisa de ajuda.