Mais um Núcleo de Atendimento da Grande Vitória recebeu o sistema informatizado de atendimento, o Solar, da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. O software já está sendo utilizado nas atividades do núcleo de Viana. O Solar foi apresentado pelo atual Subdefensor Público-Geral e responsável pela implantação do novo sistema da DPES, Giuliano Monjardim Valls Piccin.
Piccin acompanhou a instalação do software e o treinamento dos funcionários. “Estamos aprimorando e modernizando o atendimento através do Projeto Moderniza Defensoria, utilizando o Solar como ferramenta para agilizar e otimizar as demandas dos núcleos”, afirma.
Para a diretora administrativa do Núcleo de Atendimento em Viana, a Defensora Pública Rutiléa Dadalto Cabral, a introdução do sistema foi essencial para agilizar as demandas e organizar os agendamentos com mais clareza dentro da comarca. “O Solar permitiu uma maior agilidade para a definição das prioridades para os serviços. É possível agendar normalmente, marcar o atendimento como urgência, isso tudo dentro do sistema. Com isso a prestação do serviço ficou mais ágil”, afirma.
A Defensora ainda relata que antes do Solar era difícil ter o controle de impedimento dos Defensores Públicos. “Agora é mais fácil saber se determinado assistido pode ser defendido por determinado Defensor, se o Defensor já ajuizou alguma ação contra o assistido e também se o Defensor está impedido”, esclarece Rutiléa.
Dez núcleos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo já tiveram a implantação do Solar concluída. São eles estão Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Alegre, Alfredo Chaves, Itapemirim e Marataízes. Os próximos a receberem o programa são os núcleos de Infância e Juventude, no Ciase de Vitória e Audiência de Custódia, no Centro de Triagem de Viana, além dos núcleos do interior do estado, Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Linhares.
Sobre o Projeto Moderniza
O Projeto está implementando tecnologias capazes de propiciar aos Defensores o compartilhamento de informações entre as defensorias e a sede administrativa, sem que seja necessário o deslocamento, mantendo a eficiência e o controle das solicitações.
Essa tecnologia também permitirá aos Núcleos Temáticos acesso integral aos sistemas da Defensoria Pública, além da geração de dados estatísticos para tomadas de decisões a partir do acompanhamento e monitoramento em tempo real das demandas.
Voltado para promover a inovação na melhoria da gestão e dos serviços oferecidos, o projeto foi desenvolvido pela Gerência Técnica Administrativa em parceria com as coordenações e núcleos temáticos da instituição.
Ele prevê ações de modernização em cinco áreas pré-estabelecidas: Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Gabinete da Defensoria Pública Geral e Corregedoria, Informatização de Rotinas, Sistema de Atendimento e Administração de Gabinete e Gestão Administrativa Sem Uso de Papel.
Assessoria de Comunicação DPES