Classificado pelo Defensor Público-Geral Federal como “Caminho para Solução da Saúde”, Sistema PES é apresentado no Condege
O Subdefensor Público-Geral da DPES, Dr Fábio Bittencourt, apresentou ontem (15) o Sistema PES (Procedimento Extrajudicial de Saúde) no Condege (Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais). A ideia é difundir o sistema por todo o Brasil. As demais Defensorias Estaduais já solicitaram termo de parceria para utilização do sistema.
Durante a apresentação, o Defensor Público-Geral da Defensoria Pública da União (DPU), Carlos Eduardo Barbosa Paz, concluiu que o Sistema é de fato o “Caminho para Solução da Saúde”.
O PES é um sistema online que viabiliza a comunicação direta com a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa) a partir de dispositivos eletrônicos. Ele permite ao Defensor Público realizar as petições com muito mais celeridade, sem precisar recorrer ao judiciário.
O objetivo do Sistema é conseguir medicamentos, cujos pedidos são acompanhados do atendimento inicial até a entrega. O Sistema foi desenvolvido e implantado pela Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) a partir da grande demanda por judicialização.
Por Leandro Neves