Brincando Direito: obras de alunos da rede pública de Vila Velha são selecionadas para compor livro

Promover a educação cidadã e transmitir noções básicas de direito são ações que podem fazer grande diferença no processo de formação do indivíduo, independente da esfera social em que ele esteja inserido.

E é com base nesse e em outros princípios que a Defensoria Pública do Espírito Santo promove, desde 2014, o projeto “Brincando Direito”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha.

Atualmente o projeto encontra-se em sua terceira etapa, que se chama “Brincando direito: somos todos especiais”. As atividades são voltadas para a difusão dos direitos da pessoa com deficiência, especialmente de crianças e adolescentes, objetivando o combate e a prevenção à discriminação existente no ambiente escolar e na sociedade.

Os alunos das escolas participantes foram estimulados a redigirem textos e fazerem ilustrações sobre a temática trabalhada nas apresentações da Defensoria Pública. Mais de 1.700 crianças foram envolvidas nessa terceira etapa. O material, previamente selecionado por uma comissão julgadora, irá compor uma publicação impressa com as obras dos alunos.

A publicação do livro e a tarde de autógrafos com as crianças estão previstos para o mês de novembro deste ano.

A lista com os nomes dos selecionados foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21). Confira abaixo:

CATEGORIA: ILUSTRAÇÕES E TEXTO

Escola: UMEF DARCY RIBEIRO

Maria Eduarda Baroneques de S. Dias – 2º Ano D; Ana Luiza Leal de Souza – 2º Ano D; Stefanny Dos Santos da Fonseca – 2º Ano D.

Escola: UMEF NICE DE PAULA

Estevão Neri Brandão – 1º Ano , Matheus Bergamini Rocha – 1º Ano B, Guilherme Florindo Rodrigues – 1º Ano C, Evelyn K. O. de Silva Bento – 3º Ano B.

CATEGORIA: TEXTO

Escola: UMEF DARCY RIBEIRO

Rodrigo Franco Rodrigues – 3º Ano A; João Gabriel Ramos de Melo – 3º Ano A; Mateus Valente Santos – 3º Ano B; Victória de Oliveira Moreira – 3º Ano E; Gustavo Pires de Souza – 4º Ano A; Deyse Batista Cerqueira – 4º Ano C; Rayssa Santos Conceição – 4º Ano B.

Escola: UMEF NICE DE PAULA

Marianny Vitória da Silva – 3º Ano B; Francisco Neves Montegazine – 3º Ano B; Luma Freitas de Aguiar – 4º Ano B; Bárbara Batista da Silva – 4º Ano B; Davi Prota Bispo – 4º Ano B; Sophia Anasthasia M. V. da Costa – 4º Ano B.

CATEGORIA: ILUSTRAÇÕES

Escola: UMEI SARAH VICTALINO GUEIROS

Gustavo Alves de Oliveira – Infantil 5; André Felipe Oliveira Neves – Infantil 5; Ariel Nícolas Cavalcanti Dos Santos – Infantil 4; Kamily Da Silva Nogueira – Infantil 4; Anabelli da Costa Oliveira Ribeiro – Infantil 5; Lavinya Moreira da Silva – Infantil 5; Sara Vitória Araujo Pereira – Infantil 5; Ingrid Cristini dos Santos do Nascimento – Infantil 5; Elisa Maciel dos S. Silva – Infantil 4; Guilhermy Vinicius Barros Santos – Infantil 5.

Brincando Direito

O projeto brincando direito é uma inciativa da Defensoria Pública do Estado em parceria com a secretaria de educação de Vila Velha. A ações são realizadas pelo Núcleo de Educação em Direitos (Nudedi), e tem por objetivo alcançar as crianças capixabas com lições de direito e de cidadania.

O projeto existe desde outubro de 2014, e leva a temática dos direitos através de uma linguagem lúdica e acessível para crianças de 04 a 10 anos de idade que sejam estudantes de escolas localizadas em bairros em situação de risco social.

Em 2015, o Nudedi utilizou-se do instrumento da contação de histórias para tratar assuntos como a elaboração das leis e os direitos da criança contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – Ecriad. Os alunos foram desafiados a confeccionar os seus próprios exemplares do Ecriad e as obras foram posteriormente expostas na Assembleia Legislativa dentro da exposição “Brincando direito: 25 anos de Ecriad”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

Tels.: 3222-4249 / 98817-6381