A nova coordenadora de Direitos humanos, Vivian Silva de Almeida, acredita que para priorizar a dignidade das pessoas e protegê-las de quaisquer violações aos direitos humanos é preciso atuar também de forma preventiva. “Precisamos problematizar as questões relacionadas aos grupos sociais vulneráveis, promovendo ações e atividades além do atendimento jurídico”, analisa Vivian.
Para ela é preciso aproximar a Defensoria Pública dos movimentos organizados da sociedade. “Pretendo realizar encontros com a sociedade civil organizada e com os movimentos sociais para conhecer de perto suas reivindicações e traçar meios para auxiliar no combate a toda forma de opressão. Vamos também desenvolver projetos multidisciplinares, com apoio dos defensores”, adianta a coordenadora.
Os projetos são muitos, segundo Vivian: “Estamos organizando um calendário que contempla a exibição de filmes, com discussão de temas importantes, onde haverá a participação não só de Defensores Públicos, mas também de outros segmentos sociais. Até porque, essa aproximação é fundamental para fortalecer o trabalho da Defensoria Pública na área de educação em direitos humanos”.
A coordenadora explica que a instituição também se manterá firme “na atuação combativa a qualquer violação aos direitos de grupos sociais vulneráveis e de pessoas vítimas de violência, tortura, discriminação ou qualquer outra forma de opressão”.
Saiba mais
Vivian Silva de Almeida é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou na Defensoria Pública em 2013, onde atuou no Núcleo de Presos Provisórios, na 2ª Defensoria Criminal do Júri da Serra e 1ª Defensoria de atendimento inicial e de solução extrajudicial de conflitos de Família da Serra. Em 2014 foi eleita para o cargo de diretora de Comunicação Social, Contratos e Convênios da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381