Os moradores de São Mateus, no Norte do Estado, poderão novamente contar com um fornecimento de água adequado.
A pedido da Defensoria Pública, a justiça determinou que tanto a prefeitura quanto o SAAE mudem o ponto de captação da água destinada ao consumo dos moradores da cidade.
Também foi determinado que as condições de consumo adequado da água sejam comprovadas em um prazo máximo de 15 dias.
Entenda o caso
Há meses os cidadãos vem enfrentando problemas com a água que é distribuída em suas casas. Ela vem salgada e inadequada para o consumo. Desde o início do ano a água tem apresentado índices muito altos de salinidade – entre 7000 e 12000 PPM, muito além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 250 PPM.
Com a decisão, o município e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto devem providenciar, em um prazo máximo de seis meses, um novo ponto de captação no Rio Cricaré, que deve estar a uma distância mínima de 14,5 Km do local atual. A decisão determina também a distribuição de água potável através de carros-pipa em escolas, hospitais, asilos e entidades filantrópicas.
Na Ação Civil Pública promovida em conjunto com o Ministério Público, a justiça já havia determinado a construção de poços artesianos para normalizar o abastecimento, mas após sete meses nada havia sido feito, e a água continuava imprópria.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES
Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br
Tels.: 3222-4249 / 98817-6381