Os cidadãos do Espírito Santo afetados pelas chuvas que atingem o Estado, podem procurar a Defensoria Pública para receber orientação. O defensor público, Rafael Portela, explica que Instituição está à disposição da população para prestar orientações sobre benefícios sociais, requisição de segunda via de documentos, entre outros. “Muitas famílias são afetadas pelas fortes chuvas e acabam em situação de extrema vulnerabilidade, precisando do apoio das instituições e do poder público. A Defensoria está à disposição para atender esses cidadãos e adotar as providências necessárias e garantir seus direitos”.
Algumas situações nas quais a Defensoria pode ser acionada:
- Solicitação de 2ª via de documentos pessoais;
- Acesso a políticas públicas de caráter assistencial, saúde e outros;
- Extrema vulnerabilidade de idosos, crianças, mulheres e pessoas com deficiência;
- Ações relacionadas a eventuais interdições promovidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros;
- Procedimentos relacionados a casos de óbitos decorrentes das chuvas, como a expedição de alvarás ou o contato com o Instituto Médico Legal (IML).
Como ser atendido
Pelo site
- Acesse wwww.defensoria.es.def.br
- Clique na imagem “Agendamento Virtual”
- Preencha todos os dados até a conclusão do atendimento
- Ao final, fique atento para o número de protocolo que é gerado automaticamente.
Nas unidades
- Acesse www.defensoria.es.def.br
- Clique no ícone “Endereços”
- Procure a unidade do seu
- O atendimento presencial pode levar mais tempo, pois as prioridades por lei e os agendamentos serão atendidos primeiro.
Municípios sem unidade da DPES
Nos casos das cidades que não contam a presença da Instituição, o contato pode ser feito pelo WhatsApp, no número (027) 99848-1005.