A Defensoria Pública Estadual, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), oficiou a Vivo questionando os problemas enfrentados pelos moradores da Grande São Pedro, em Vitória. A Instituição solicitou que a operadora cumpra o contrato com os consumidores estabelecendo 100% da qualidade da rede de telefonia e internet. A Defensoria solicitou ainda que a empresa apresente entre outras informações, os motivos que levaram aos problemas de conexão e a quantidade e o percentual dos contratos firmados na região.
Outro ponto questionado pela Instituição é se a operadora irá compensar os usuários pelas falhas ocorridas. De acordo com o Nudecon, a Defensoria tomou conhecimento dos problemas enfrentados pelos consumidores de São Pedro por meio da liderança comunitária local. Os representantes informaram que há cerca de um mês a população local não tem acesso a um serviço de qualidade que vai desde sinal fraco a inexistente, sem que a Vivo apresente resposta aos questionamentos dos usuários.
As lideranças informaram ainda que, além dos problemas de conexão, a empresa tem feito tentativas de vendas indesejadas de planos e atualizações de rede que prejudicaram ainda mais a rede de telefonia.