Mais de 1.300 mulheres buscaram medida protetiva na DPES

Silvana* sofreu com os abusos psicológicos cometidos pelo ex-companheiro. Ele não a deixava trabalhar, fazia ameaças de morte, além de ridicularizar sua existência com xingamentos e palavras de baixo calão. Ela conseguiu sair da rotina de violência, após receber orientação da Defensoria Pública do Espírito Santo e conseguir ajuizar medida protetiva de urgência. 

Silvana* é uma das mais de 1.300 mulheres que buscaram a Instituição para conseguir medida protetiva online, até agosto deste ano. O serviço está disponível no site da Defensoria desde 2020, e se tornou uma importante ferramenta de proteção e defesa das mulheres. Isso porque elas podem requerer a medida de qualquer lugar, de forma discreta e eficiente, por meio de formulário virtual.  

As medidas protetivas, previstas na Lei Maria da Penha, que em agosto completou 17 anos, foi modificada por uma lei federal sancionada no início de setembro. A norma garante o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“O propósito dessa iniciativa é oferecer apoio às mulheres, reduzindo sua vulnerabilidade frente à situação de violência doméstica. Em muitas situações, essas mulheres não possuem os recursos financeiros necessários para sair das residências onde convivem com seus agressores, muitas vezes junto com seus filhos, e, os serviços de abrigamento, além de escassos, podem não atender às peculiaridades de cada caso, assim, a falta de moradia para elas e seus filhos, acaba por dificultar o rompimento do ciclo de violência”, comenta a coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Maria Gabriela Agapito.

Serviço 

Solicitação de medidas protetivas

Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher

  • Agendamento pelo WhatsApp (27) 99608-4767

Defensorias de atendimento à mulher vítima de violência

  • Cariacica – agendamento pelo WhatsApp (27) 99773-2434.    
  • Serra – agendamento pelo WhatsApp (27) 99655-8336.   
  • Vila Velha – agendamento pelo WhatsApp (27) 99973-4041.   
  • Vitória – agendamento pelo WhatsApp (27) 99926-5927.