A Defensoria Pública do Espírito Santo participou nesta segunda (04) da assinatura do Termo de Adesão para implantação da Casa da Mulher Brasileira no Estado. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta com a presença de diversas autoridades e do ministro da Justiça Flávio Dino, que veio ao Estado para fazer entregas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Para o defensor geral do Estado, Vinícius Chaves, o investimento nos equipamentos de amparo e proteção à mulher são essenciais para que elas se sintam seguras e rompam o ciclo de violência. “A Defensoria Pública é parceira deste projeto e atua, diariamente, na promoção e defesa dos direitos das mulheres em situação de violência, inclusive, facilitando o acesso às medidas protetivas, com a criação de um canal virtual para solicitação”.
A Casa da Mulher, que será instalada no Estado, terá três mil metros quadrados (tipo 1) e reúne as instituições e serviços especializados no atendimento à mulher vítima de violência, como a própria Defensoria, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Polícia Civil. O espaço também contará com um abrigo provisório.
Atualmente, o Espírito Santo possui uma Casa da Mulher Brasileira de tipo 3 sendo concluída, em Cariacica, e, uma de tipo 2, em Vila Velha. A previsão é que a nova estrutura, assim como as demais, fique na Região Metropolitana da Grande Vitória.